Grupo Escoteiro comemora 40 anos de fundação

Seguindo o idealismo do britânico Robert Baden Powell aplicado a mais de cem anos, o Grupo Escoteiro São Mario 144º completou 40 anos de fundação. Fundado na cidade de Piracicaba no dia 7 de abril de 1982, no Oratório São Mário do bairro Areião, pela Chefe Dalva Argoud do extinto Grupo Escoteiro Domingos Sávio do Colégio Dom Bosco, contou com o apoio do Padre Adolfo Martini, então diretor do Oratório São Mário. Ambos preocupados com a juventude, estavam convictos que o escotismo contribuiria com a proposta de fazer com que os jovens assumissem seu próprio desenvolvimento, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra e o caráter, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Por meio da prática de atividades em equipe, do aprender fazendo, da vida ao ar livre, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

A priori trabalhava-se com crianças do Grupo Escoteiro Domingos Sávio juntamente com outras que residiam no bairro Areão e frequentavam o Oratório São Mário, as atividades começavam com a missa no oratório, missa que era base para as solenidades, pois as promessas (como é conhecido como o juramento dos escoteiros) ali eram feitas.

Após a transferência do Padre Martini do oratório, Padre Dilermando assumiu em conjunto com a Chefe Dalva a coordenação do Grupo, tendo como pano de fundo o Projeto Menores de Rua, que passa então a aplicar o método escoteiro com crianças carentes e em situação de risco, recebendo nessa época apoio e suporte médico da Dra. Laurisa Cortelazi.

Da época da fundação até os dias de hoje contamos com a presença de duas pessoas que por excelência são exemplos para o movimento: Dalva Argoud e Dilma Vicino Longato.

Em 7/05/94 o Grupo passou a realizar suas atividades no salão de festas da Igreja Sant’Ana, no jardim Primavera, gentilmente acolhidos pelo Padre Adalto, já em 13/09/97 o grupo mudou –se novamente de sede, com apoio do Dr. Sérgio Pacheco foram acolhidos pela ESALQ na Fazenda Areão, onde permaneceram até 2007. Porem novamente o grupo teve que desocupar o local para não por em risco seus integrantes, pois na época havia uma grande infestação de carrapatos e consequentemente a “febre maculosa”, contudo o grupo foi obrigado a deixar a Fazenda Areão. Sem sede e sem lugar para realizar as atividades, então aparece umas das pessoas que mais colaborou com o grupo nessa nova etapa, o saudoso Sr. Lourival Lopes. Com todo voluntarismo o Sr. Lourival conseguiu juntamente com a prefeito Barjas Negri uma área na Vila Rezende que estava desocupada, e que com o aval do prefeito e autorização da prefeitura foi iniciado a construção da nova sede dos escoteiros. O Srs. Lourival Lopes juntamente com a diretoria iniciaram a nova empreitada, a construção da nova sede dos escoteiros.

Hoje, quinze anos do inicio das obras, 50% da sede esta terminada, com 2 banheiro, cozinha, almoxarifado, secretaria, loja escoteira, sala de reunião e uma ampla área para atividades.

Participam crianças de 6,5 a 21 anos, de ambos os sexos. São divididos por ramos de acordo com as faixas etárias. A Alcateia, formada por crianças de 6,5 a 10 anos e utiliza como fundo motivador os personagens do livro do Jângal para trabalhado a socialização. A Tropa Escoteira, formada por adolescentes de 11 aos 14 anos utiliza como fundo motivador a “Aventura” para ser trabalhado a autonomia. A Tropa Sênior, formado por adolescentes de 15 aos 17 utiliza como tema “superar seus próprios desafios” para trabalhar a identidade individual, e por último o Clã Pioneiro que são os jovens de 18 a 20 que desenvolvem seu “projeto de vida”.

O movimento escoteiro é um sistema de educação informal onde a criança ingressa com 6,5 anos e depois de concluí o ciclo aos 21 anos, possibilitando depois iniciar sua contribuição como adulto voluntário, seja escotista, dirigentes ou em comissões. É um aprendizado constante, onde os mais velhos ensinam e transmitem os ensinamentos aos mais novos. Hoje, muitos dos pais que foram escoteiros na infância matriculam seus filhos no escotismo, o qual se forma por gerações um grande elo de fraternidade.

O Escotismo se tornou o maior movimento mundial de jovens, reunindo mais de 28 milhões de membros em 216 países e territórios. É reconhecido pela UNESCO, pelos governos e autoridades em educação como um importante instrumento no desenvolvimento de crianças e jovens. O Escotismo oferece um espaço sadio e alegres atividades ao ar livre, proporcionando experiências de vida que resultam em valores, que se somam ao crescimento pessoal e na formação do caráter. O escotismo é a união de todos, para colaborar na formação de jovens, afim de um mundo melhor.

É uma grande fraternidade mundial, onde unidos por um mesmo ideal e uma série de valores em comum compartilhamos, experiências, histórias e principalmente vínculos.

Dessa forma cada uma das pessoas que faz parte do Escotismo é essencial, pois cremos que cada história e cada pessoa que por aqui passa, deixa marcas e nos ajuda sempre a construir passo a passo um movimento vivo e repleto de significado.

As atividades acontecem aos sábados das 14:30 às 17:30hs, na avenida Mario Dedini nº 1169, no bairro Vila Rezende. Contato (19) 99625-2226

Chefe Dalva, fundadora do grupo salienta duas frases:

“O escotismo é partilhado em união, sem interesses. É um voluntariado real, que se faz de coração aberto sem expectativas de retorno”. (Chefe Dalva Argoud – fundadora do Grupo).

“Sempre gostei de trabalhar com crianças, faço esse meu trabalho com amor procuro dar o meu melhor possível, pois acredito que as pessoas podem se transformar e fazer um mundo melhor”. (Chefe Dilma Vicino Longatto – Akelá – 24 anos no Grupo escoteiro São Mário).

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

Contato:

Maria Luisa       9782-4019

Daniel Thomé   9625-2226