Jhonathan Lima, 31 anos, ingressou no Movimento Escoteiro em 2006, quando fez a sua promessa no ramo escoteiro do 53/RN (Grupo Escoteiro Maria do Socorro). Em razão do fechamento do seu grupo de origem, em 2007, ainda como escoteiro, integrou-se ao 10/RN (Grupo Escoteiro Poti Cavalcanti), onde entrou na banda de música dos escoteiros. Na oportunidade, aprendeu teoria musical e passou a integrar o naipe de metais da banda, tocando trompete até o final de 2008.
Atendendo ao convite do corpo de escotistas do 44/RN (Grupo Escoteiro de Candelária), passou a fazer parte da tropa sênior Kailash, onde vivenciou suas principais experiências como membro juvenil, alcançando a condecoração de Escoteiro da Pátria em 2011. Ainda no 44/RN, no ramo pioneiro, destacou-se em diversos grupos de interesse e foi eleito para o cargo de Relações Institucionais na chapa Novos Rumos, nas eleições da Comissão Regional Pioneira (COREPIO) em 2012, através da assembleia pioneira regional do RN. Coordenou a ação OASIS junto à comunidade de Natal.
Em 2012, também foi eleito para o cargo de comunicador no Núcleo Regional de Jovens Líderes, onde coordenou, junto ao Núcleo Nacional, o Encontro Nacional da Rede, que resultou na elaboração da Carta Natal, um importante documento que serviu de base para o Conselho de Administração Nacional (CAN) formular a política de diversidade e inclusão nos Escoteiros do Brasil.
De 2013 até o final de 2014, foi assistente de seção no ramo lobinho, atuando como Baguera do 44/RN. Também participou da equipe distrital do ramo lobinho, contribuindo para a formulação do programa da Grande Caçada. Entre 2014 e 2023, esteve afastado do Movimento Escoteiro devido à sua formação universitária. Em 2024, retomou sua atuação como assistente de seção no ramo sênior do 144/SP (Grupo Escoteiro São Mário) em Piracicaba, SP.