A Festa das nações é considerada uma das maiores festas beneficentes do Estado. Um público de mais de 90 mil pessoas é esperado no Engenho Central durante os cinco dias do evento, que reúne solidariedade, entretenimento e gastronomia presente nos 18 restaurantes da festa, com centenas de opções, numa grande estrutura que envolve mais de sete mil voluntários.
No passado o GESM participou da Festa representando o Havaí, e praticamente vinte anos depois, volta a participar. Essa segunda participação iniciou em 2015, e foi possível pelo fato que o Ch. Daniel Thomé, representando os GE da cidade, entrou em contato com a organização da Festa das Nações, pleiteando um espaço para montar o estande do escotismo no local destinados aos patrocinadores.
Já em 2017, dois anos depois, a Diretoria do GESM percebeu a oportunidade do GESM ter uma participação mais efetiva na Festa das Nações, agora como restaurante. Assim, a Diretoria protocolou uma proposta junto a Organização da Festa com o projeto de implantação do restaurante “Brasil Norte”. A proposta foi aceita, e o GESM teve permissão para ingressar na Festa.
Em 2020, depois de negociar com a Organização da Festa, houve a possibilidade de mudar a representação do restaurante “Brasil Norte” para “México”, o qual são servidas comidas típicas do México, além de atrações musicais e teatrais.
Todos os voluntários do GESM são envolvidos nesse projeto, pois a Festa exige a colaboração de pelo menos trinta voluntários diariamente, distribuídos em várias frentes de trabalho, como: caixa, atendimento, cozinha, limpeza, apresentações artísticas, etc.
Todo o recurso angariado por meio da Festa das Nações, são 100% investido no grupo escoteiro para melhor a qualidade do escotismo!
Um dos eventos mais tradicional, charmoso e familiar que o GESM desenvolve durante o ano. A “Costela Fogo de Chão & Viola Caipira” teve sua primeira edição em 2016, no Centro Comunitário do Jardim Primavera. Em 2019, a edição do evento passou a ser no Clube da AABB.
Esse evento surgiu a partir de um bate papo com Vanderlei Zaia, que na época acompanhava seu filho nas atividades, que mesmo depois de ter se afastado do GESM, continuou prestando seu serviço voluntário ao grupo.
Na oportunidade, Vanderlei era pioneiro em realizar esse tipo de evento, pois durante anos, juntamente com um grupo de tradições gaúcha, prestaram seus serviços para uma entidade na Festa das Nações, onde adquiriu experiência e que nos possibilitou iniciar esse projeto.
Muitas das pessoas que frequentam o evento são os familiares dos próprios associados, e outros integrantes do movimento escoteiro. Assim se tornou um evento onde os amigos se encontram para almoçar e degustar da melhor culinária gaúcha.
Todo evento é organizado pelos associados e pelos amigos que o GESM conquistou durante sua trajetória. Cada voluntário tem uma função durante o evento, tais como: cozinha, assar a costela, alimentar o fogo, servir, limpeza, bar, estacionamento e organização do salão.
Todo o recurso angariado com o evento, são 100% investido no grupo escoteiro para melhor a qualidade do escotismo!
Cardápio: Costela, linguiça, arroz branco, salada, farofa, feijão gordo, mandioca cozinha e sobremesa.
A Festa Julina do Grupo Escoteiro São Mário, iniciou teve sua primeira edição no ano de 1997, no Centro Comunitário do bairro da Vila Rezende na cidade de Piracicaba, e continuamos a realiza-la até os dias atuais.
No planejamento anual para 1997, foi levantado a possibilidade do GE realizar um evento que angariasse fundos para a entidade, com fins de custear as atividades escoteiras e sede dos escoteiros. Com essa intenção, a mãe de lobinho e colaboradora Joceli de Palma Leone, com a autorização da Diretoria, entrou em contato com a diretora presidente do Centro Comunitário, a Sra. Lourdes Leite Paschoalin, o qual foi solicitado uma data para que fosse realizado a primeira Festa Julina do bairro. A Sra. Lourdes, entendeu a causa e concedeu o espaço, desde que não houvesse cobrança de portaria e que GE se organizasse e apresentasse uma quadrilha de festa Julina.
Desde então, a Festa Julina do bairro Vila Rezende é realizada no Centro Comunitário e cedida ao GESM, e se tornou uma das Festa mais tradicionais da cidade. Atrações musicais, quadrilha, barracas com comidas típicas e muita animação e organização por todos os membros do GESM, fizeram desse evento o mais festivo e animado, onde as famílias se divertem passam momentos felizes.
A Festa Julina, além de mostrar o escotismo para a comunidade local, se tornou uma das principais fontes de recurso da entidade, possibilitando o financiamento de atividades, aquisição de materiais e manutenção da sede dos escoteiros.