O grupo foi fundado no dia 7 de abril de 1982, pelo Padre Adolfo Martini, então Diretor do Oratório São Mário, conhecedor do Movimento Escoteiro, juntamente com a Chefe Dalva Argoud do Grupo Escoteiro Domingos Sávio (hoje extinto) do Colégio Dom Bosco. Ambos preocupados com a juventude estavam convictos que o escotismo viria contribuir com a proposta de fazer com que o jovem assumisse seu próprio desenvolvimento, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Os grupos são divididos por faixa etária denominada de Seções. A divisão que compreende todos os sócios beneficiários, com idades correspondentes a uma mesma fase de desenvolvimento, as estruturas a que eles pertencem, ou que os apoiam e os adultos que os servem, em todos os níveis. Se diferenciam com os nomes diferentes o Ramo Lobinho (6,5 a 10 anos) que utiliza como fundo motivador o livro do Jângal, o Ramo Escoteiro (11 a 14 anos) que utiliza como fundo motivador a “Aventura”, o Ramo Sênior (15 a 17 anos) que utiliza como fundo motivador o “Desafio” e Ramo Pioneiro (18 a 21 anos) que utiliza o “Serviço” como pratica de suas atividades.
Desde a época da fundação, até os dias de hoje, o grupo conta com a presença de várias pessoas, que por excelência são exemplos para o movimento: como a Sra. Dalva Argoud, a Fundadora, Dilma Vicino Longato, O Padre Martini, o Padre Dilhermano.